. .

Alunos do Sesquinho de Alegrete aprendem sobre educação financeira

Crianças da Educação Infantil são estimuladas a pensarem sobre poder de compra e consumo consciente

A educação financeira pode fazer a diferença para possibilitar um futuro mais tranquilo economicamente. A Escola de Educação Infantil do Sesc Alegrete, Sesquinho, por acreditar que a temática precisa ser abordada desde a infância, tem trabalhado com seus alunos em um projeto de pesquisa sobre o assunto desde julho. 

As crianças da faixa dos 5 anos, instruídas pela professora Luana Braun, buscam informações sobre os diferentes produtos e serviços que influenciam na gestão do dinheiro. Elas exploraram ferramentas como calculadora, máquina registradora, máquina de cartão, aplicativos, entre outros, para refletirem sobre como é possível conquistar dinheiro e que é preciso fazer concessões, o que difere o querer e o precisar. “Nossa proposta é mostrar a existência do dinheiro e que ele não satisfaz todos os nossos desejos. Assim eles podem pensar desde cedo sobre consumo consciente”, explica Luana. 

O projeto contemplou ainda uma exploração do mapa mundi. Na ocasião, os alunos descobriram que existem diferentes moedas pelo mundo e puderam explorar as características visuais de cada uma. A atividade segue ao longo dos próximos meses, com abordagens sistemáticas sobre a temática. 

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.