. .

Espetáculo com texto de Lázaro Ramos é atração do Dia da Criança no Palco Giratório Sesc

Peça infantil "Boquinha... e assim surgiu o mundo" será apresentada dia 12 de outubro
Foto: Julio Ricardo Espetáculo tem transmissão ao vivo e é gratuito

O feriado de 12 de outubro reserva muitas opções de apresentações do Festival Palco Giratório Sesc, incluindo produções on-line e atividades formativas. Um dos destaques será a peça infantil Boquinha… e assim surgiu o mundo, com texto de Lázaro Ramos. Também haverá a estreia do Projeto Transit, uma parceria entre Sesc/RS e Instituto Goethe, com o espetáculo Bookpink – O Livro dos Pássaros. Confira a programação completa abaixo.

A partir das 16h, desta terça-feira (12/10) acontece no Youtube do Sesc Brasil (https://www.youtube.com/user/SescBrasil) a apresentação voltada ao público infanto-juvenil “Boquinha… e assim surgiu o mundo”. No sótão de casa, o menino João Vicente e Boquinha, um pequeno ser feito de dobraduras de papel, viajam pelas tradições de cristãos, africanos, chineses e índios brasileiros, além das explicações científicas, para entender as diversas perspectivas sobre a criação do mundo. Essa é a história que guia Boquinha… e assim surgiu o mundo, espetáculo escrito por Lázaro Ramos e com direção de produção de Drayson Menezzes. Às 20h, os artistas locais ganham espaço através de uma parceria entre o Sesc/RS e o Instituto Goethe com a apresentação de Bookpink – O Livro dos Pássaros, peça que será transmitida no Canal do Sesc/RS no YouTube (www.youtube.com/sescrs). 

Com encenações ao vivo de todas as regiões do Brasil e atividades formativas realizadas por meio de plataformas virtuais, o Palco Giratório Sesc começou em 30 de setembro e vai até 16 de outubro. Além das atrações que serão realizadas nacionalmente, a edição de 2021 promoverá ações em Porto Alegre e terá continuidade em novembro, nas Unidades do Sesc/RS, por meio de residências artísticas, debates, oficinas on-line e atrações locais. Neste ano, o foco do evento é valorizar as pessoas que construíram a história das artes cênicas e aqueles que seguem realizando pesquisa, produção e circulação, mesmo em um momento de dificuldades para quem vive da cultura. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio

 

Palco Giratório Sesc – 30/09 a 16/10

Programação completa e inscrições para atividades formativas: www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio

 

Programação de 11/10 e 12/10

 

11/10 (SEGUNDA-FEIRA)

 

17h às 19h – INTERCÂMBIOS E CONEXÕES

Continuidade e perspectivas

Grupo Bagaceira de Teatro (CE) e Teatro Ofídico (RS)

Sinopse: Os dois grupos participantes completam décadas de atividades sem interrupção, mas dentro de um cenário econômico incerto. O diálogo sobre esse tema vai em busca de uma reflexão de novas maneiras de financiamento, circulação e fruição do teatro de grupo no Brasil. 

Transmissão: Zoom

Inscrições: no site https://www.sympla.com.br/intercambios-e-conexoes-continuidade-e-perspectivas__1339547

 

20h – MEIA NOITE (Orun Santana/PE)

Dança

Transmissão: https://www.youtube.com/user/SescBrasil 

Sinopse: O espetáculo explora a capoeira como elemento criador e motivador do movimento, construindo um procedimento de uso de imagens/memória do corpo do dançador, dialogando dramaturgicamente a relação pai e filho, mestre e discípulo, sendo o intérprete filho do mestre Meia-noite (mestre de capoeira co-fundador do Centro de Educação e cultura Daruê Malungo, periferia do Recife). Aspectos da ancestralidade pessoal são colocados em evidência, revelando princípios motores e imaginário poético-político do corpo negro na cena. 

Concepção, Direção e Intérprete-criador: Orun Santana

Consultoria artística: Gabriela Santana

Assistente de direção: Junior Pereira Lima

Trilha Sonora: Vitor Maia

Iluminação: Natalie Revorêdo

Cenografia e figurino: Victor Lima

Produção: Danilo Carias – Criativo Soluções 

Duração: 60 minutos 

Classificação etária: Livre

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1uqx9fZ0fp9xaQtVdOdOHgiYl9rFc7aIW?usp=sharing 

 

12/10 (TERÇA-FEIRA)

 

16h – BOQUINHA… E ASSIM SURGIU O MUNDO (Coletivo Preto/RJ)

Teatro para infância e juventude

Transmissão: https://www.youtube.com/user/SescBrasil

Sinopse: “Boquinha… e assim surgiu o mundo” une teatro, circo e música para falar sobre o surgimento do mundo segundo diferentes culturas. O espetáculo se passa no sótão da casa do menino João Vicente (Orlando Caldeira), onde ele encontra uma caixa com as pesquisas de seu avô escritor. Através dessas pesquisas, João Vicente e Boquinha, um pequeno ser feito de dobraduras de papel, viajam pelas culturas cristã, africana, chinesa, pela cultura dos índios brasileiros e pela ciência, para entender como o mundo foi criado.

Texto: Lázaro Ramos 

Direção: Suzana Nascimento e Lázaro Ramos 

Elenco: Orlando Caldeira 

Direção de Movimento: Marcela Rodrigues 

Trilha Sonora: Ricco Viana e Antônio Van Ahn 

Luz: Valmyr Ferreira

Assistente de iluminação e operação de luz: Cíntia Barbosa 

Cenografia e figurino: Alberta Barro e Gabrielle Windmüller

Design Gráfico: Fernanda Guizan

Fotos: Julio Ricardo

Pesquisa: Susan Kalik

Coordenação de Projeto: Orlando Caldeira

Direção de Produção: Drayson Menezzes

Duração: 50 min

Classificação etária: Livre

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1ul6ew8cIfdapE3sYnvqJlmuuKipfAxXN?usp=sharing 

 

18h às 20h – INTERCÂMBIOS E CONEXÕES

Conversas sobre dança

Casa 4 (BA) e Cia Ânima (RS)

Sinopse: Nos últimos anos, a Ânima Cia de Dança, uma das mais importantes companhias de dança do país, vem dedicando sua produção artística às questões relacionadas à mulher. Sobretudo nos três últimos trabalhos, aborda o tema através do protagonismo feminino, valendo-se deste como crítica social. Da mesma forma, o Coletivo Casa 4 se propõe a discutir sobre questões de gênero nas suas produções artísticas e também sua relação para com a construção de uma sociedade mais equitativa. Nesse diálogo, partem de compartilhamentos de suas pesquisas, trabalhos e trajetórias para potencializar espaços de debate que evidenciem a urgência da igualdade de gênero e essas discussões por toda a sociedade. 

Transmissão: Zoom

Inscrições: no site https://www.sympla.com.br/intercambios-e-conexoes-conversas-sobre-danca__1339570

 

20h – PROJETO TRANSIT

Teatro adulto

Bookpink – O Livro dos Pássaros

Transmissão: Canal do Sesc/RS no YouTube (www.youtube.com/sescrs

Sinopse: Traz em suas diversas histórias e em seus personagens-pássaros, temas globais da atualidade como as relações familiares contemporâneas, e questões urgentes como imigração, homofobia e preconceito. Situações insólitas e um tom confidencial aparecem em diferentes narrativas, carregadas de um humor ácido e atual.

Direção: Liliane Pereira

Elenco: Gisela Rodriguez, Jeffie Lopes, Vivian Salva,Giovana de Figueiredo, Marcos Kligman, Ed Lannes, Yheuriet Kalil, Leon Oliveira,Bia Malagueta e Luna Schmid

Cinematografia: Bernardo Zancan

Trilha sonora, edição e finalização audiovisual: Paulo Ratkiwiecz

Dramaturgismo: Gisela Rodriguez

Produção: Liliane Pereira e Bernardo Zancan

Duração: 60 min

Classificação etária: 14 anos

Realização do projeto Transit: Institut Goethe e Sesc/RS

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/18BuhEqg0gGEiRB_eaDa7GODheuIcEmsh?usp=sharing