Ressignificando o envelhecimento: Maturidade Ativa Sesc estimula a prática de trabalho voluntário
Mesmo desenvolvendo as atividades de forma virtual, programa segue proporcionando momentos de lazer, bem-estar e responsabilidade social a seus participantesMovimento social que tem como missão construir um novo significado social para o envelhecimento, o Maturidade Ativa Sesc segue realizando suas atividades de forma virtual durante a pandemia. Além dos momentos de lazer, bem-estar, aprendizado e confraternização, o programa também incentiva o desenvolvimento de trabalhos voluntários como uma forma de valorizar o papel dos participantes na sociedade. Terezinha Maria Rech, 73 anos, integrante do Maturidade Ativa em Uruguaiana há mais de 10 anos, é um dos exemplos de consciência sobre responsabilidade social. A cada ano, ela confecciona mais de 100 casacos de lã para doações em igrejas e instituições sociais do município.
Neste ano, ela destinou ao Sesc Uruguaiana 20 peças, que foram encaminhadas à Secretaria de Desenvolvimento Social e ajudarão a aquecer o inverno de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Eu adoro fazer crochê, é uma distração para mim, e me sinto muito bem ajudando os outros. Quando está muito frio, mesmo estando em casa e tendo o meu conforto, sempre penso nas pessoas que estão na rua e como eu posso ajudar”, explica Terezinha. Interessados em participar do Maturidade Ativa de Uruguaiana, que segue com vagas abertas durante o ano, devem buscar informações pelo telefone (55) 3412-2482 e pelo WhatsApp (55) 99161-0461.
Para quem tem interesse em se capacitar para atuar como voluntário em instituições sociais, o Sesc/RS oferece, de 24 a 27 de agosto, uma nova edição do Curso On-line de Preparação para o Voluntariado. As aulas serão realizadas pelo Google Meet, das 19h30 às 20h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/acaosocial/voluntariado, clicando na opção “Inscrição/Certificado”. Os participantes aprenderão conteúdos como conceito, história e princípios do voluntariado, direitos e responsabilidades dos voluntários e formas de exercer o voluntariado, inclusive de forma virtual.
Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.