. .

Exposição Linha de Voo está disponível para visitação até 31/07 no Sesc Uruguaiana

Mostra dos artistas Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves é uma opção gratuita de passeio e cultura
Foto: Divulgação As obras apresentam a união de dois artistas com linguagens diferentes se debruçando para fazer a quatro mãos uma metáfora para falar sobre liberdade.

O Sesc Uruguaiana recebe, até o dia 31 de julho, a exposição Linha de Voo, dos artistas contemporâneos Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves. A mostra é uma oportunidade para criação de memórias em família: Liane e Edson Scholz, clientes da Academia do Sesc e da Biblioteca, levaram o neto Lourenço, de 8 anos, para apreciar a arte. Lourenço havia comentado com seus avós que nunca tinha ido a uma exposição e o casal resolveu aproveitar a sua curiosidade. Ele ouviu atento seu avô sobre o voo dos pássaros e recebeu como lembrança do agente de Cultura do Sesc, Fabrício Oliano, um livro de mesmo nome da mostra. 

As obras apresentam a união de dois artistas com linguagens diferentes se debruçando para fazer a quatro mãos uma metáfora para falar sobre liberdade. Enquanto Bueno tem como característica o desenho, Alves usa a fotografia para expressar sua arte e essa fusão está disponível para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábados, das 8h às 12h. Além disso, a exposição pode ser conferida na Galeria Virtual Sesc/RS por meio do site www.sesc-rs.com.br/galeriavirtual. Os trabalhos, que tem curadoria de José Francisco Alves, partem de voos de pássaros fotografados em diferentes localidades e posteriormente manipulados, ou não, de forma digital, para sofrerem interferências gráficas. O projeto Linha de Voo tem o financiamento do Pró-cultura RS, Fundo de Apoio à Cultura (FAC), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com produção executiva da Stephanou Cultural e apoio institucional do Sesc Uruguaiana. 

Bueno é porto-alegrense com bacharelado em Desenho e Escultura pela UFRGS. Desde 1996, leva seu trabalho para diferentes localidades do Brasil, além de Uruguai, Estados Unidos e França. Tem trabalhos em acervos de instituições como Fundação Vera Chaves Barcellos, MARGS, MAC RS, UFRGS, Pinacoteca Aldo Locatelli, Pinacoteca Barão do Santo Ângelo, Fundação Franklin Cascaes e em coleções privadas como Mônica e George Kornies. Desde 2008 trabalha, ministra aulas e é o curador do espaço expositivo do Jabutipê. 

Natural de Uruguaiana, Bebeto Alves é músico, compositor, fotógrafo e artista visual. Com mais de 30 discos lançados, teve suas músicas gravadas por Ana Carolina, Belchior, Ednardo, Kleiton e Kledir, Tânia Alves entre outros. Bebeto Alves tem se dedicado às artes visuais nos últimos anos. Por estar ligado à fotografia e à arte digital, desenvolve essas linguagens com desenvoltura e criatividade.

A Galeria Virtual do Sesc/RS, que tem como objetivo potencializar a relação das artes visuais com diferentes públicos e valorizar os artistas gaúchos, apresentará uma exposição diferente por mês até dezembro. Com abordagens e técnicas diversificadas, cada artista apresentará parte de seu acervo, compondo uma exposição com audiodescrição e encontros virtuais durante o ano. Como uma galeria física, o espaço virtual contém diversas salas com exposições que ficarão abertas para visitação até o final do ano, disponíveis para acesso a qualquer momento. 

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

 

Exposição Linha de Voo

Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves

Exposição presencial no Sesc Uruguaiana

Período: 19 de junho a 31 de julho

Visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábados, das 8h às 12h

Endereço: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1.984 – Centro)

Entrada franca

*Quem visitar a exposição presencial poderá retirar gratuitamente o livro Linha de voo

 

Galeria Virtual Sesc 

Acesso gratuito, pelo site www.sesc-rs.com.br/galeriavirtual