. .

Teatro a Mil e Sesc Mais Leitura chegam a escolas da rede pública de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita de forma virtual em junho

Projetos são oferecidos gratuitamente e estão recebendo agendamento gratuito
Foto: Camila da Cunha Mais informações com o Sesc Canoas, pelo telefone (51) 3456-2013.

Dois projetos gratuitos voltados a estudantes da rede pública de ensino de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita chegam a escolas de forma virtual em junho. As iniciativas, que aconteciam presencialmente antes da pandemia, foram adaptadas para o ambiente digital devido às medidas de distanciamento social. O Teatro a Mil disponibilizará, entre 28 de junho e 09 de julho, o espetáculo Lúcia e o Navio Espaçonave em adaptação inédita para a linguagem audiovisual, além de atividades formativas para professores e alunos. Já o Sesc Mais Leitura promove a palestra Memórias de um não-leitor Arrependido, com Eduardo Krause, nos dias 23 e 24 de junho. Escolas interessadas em fazer o agendamento de grupos devem entrar em contato pelo e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br. Mais informações com o Sesc Canoas, pelo telefone (51) 3456-2013.

Voltada a estudantes de 04 a 12 anos, a peça Lúcia e o Navio Espaçonave é montada pela Cia T.O.D.A.S. e tem como ponto de partida a relação geracional entre três mulheres da mesma família: a menina Lúcia, sua mãe e sua avó. Para promover uma abordagem interdisciplinar da arte em sala de aula, também foi oferecida aos professores a formação “Pedagogia afetiva: articulações entre teatro e docência”, no dia 21 de junho, às 10h e às 14h, abordando duas temáticas que se destacam no espetáculo: as diferentes organizações familiares e a perda de entes queridos. Para os alunos, a atividade complementar será a oficina “Brincando de Teatro”, que será ministrada no início de julho e compartilhará com as crianças as brincadeiras preferidas de cada integrante do espetáculo. 

Em 23 e 24 de junho, será a vez de Eduardo Krause participar de um bate-papo com estudantes do Ensino Médio e alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Finalista dos prêmios Minuano e da Academia Rio-Grandense de Letras, Krause é autor, livreiro e palestrante. Na palestra Memórias de um não-leitor Arrependido, Krause trata de suas vivências como adolescente avesso aos livros que, só depois dos 30 anos, descobriu o prazer da leitura, se tornando, além de escritor, um leitor em busca do tempo perdido. Através de histórias bem humoradas e dados curiosos, Eduardo instiga o público a repensar suas experiências de leitura, tanto no âmbito individual quanto no coletivo.  

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social. 

 

Projetos voltados a escolas da rede pública de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita

Agendamentos para grupos: pelo e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br

Informações: com o Sesc Canoas, pelo telefone (51) 3456-2013

*Atividades são gratuitas

 

TEATRO A MIL

Vídeo on-line – Espetáculo “Lúcia e o navio espaçonave” – Cia T.O.D.A.S.

Data: disponível entre os dias 28/06 e 09/07

Duração: aproximadamente 25 min

Plataforma: YouTube

Público de interesse: estudantes de 04 a 12 anos

Sinopse: Lúcia e a mãe moram apenas em companhia uma da outra. Lúcia tem um navio-espaçonave – que é uma caixa, mas é um navio-espaçonave. Ela tem sua rotina alterada pela presença da avó, que após quebrar o braço vai passar uns dias na casa delas, juntamente com seu cão Sultão. Mas nem tudo são flores: Sultão é babão e fedido, vovó não come pizza e a jornada será de muito aprendizado, carinho e diversão.

 

Atividade formativa “Lúcia e o Navio Espaçonave – Pedagogia afetiva: articulações entre teatro e docência”

Data: 21/06

Horário: 10h e 14h

Duração: 120 min

Plataforma: Google Meet

Público de interesse: docentes

Sinopse: a oficina terá como princípios motores duas temáticas que se destacam no espetáculo: as diferentes organizações familiares e a perda de entes queridos. Acreditamos que o atual contexto pede uma atenção especial para essas questões e um olhar sensível que pode ser exercitado através do teatro e de atividades lúdicas. A realização de desenhos e de jogos com base nessas temáticas servirá como material para que professoras e professores exponham suas questões e tenham a possibilidade de desenvolver atividades com suas turmas posteriormente.

 

Atividade formativa “Lúcia e o Navio Espaçonave – Brincando de Teatro”

Data: a ser definida, no início de julho

Duração: 120 min

Plataforma: Google Meet

Públicos de interesse: estudantes de 04 a 12 anos que assistirem ao espetáculo

Sinopse: nesta oficina, compartilharemos com as crianças as brincadeiras preferidas de cada integrante do espetáculo. Adaptadas ao ambiente virtual, as atividades iniciarão com dinâmicas simples de perguntas e respostas a fim de criar um ambiente seguro para dar sequência às propostas mais divertidas como “on-line/off-line”, “elefante colorido”, “o chão é lava” e muito mais.

 

SESC MAIS LEITURA

Palestra “Memórias de um não-leitor Arrependido”, com Eduardo Krause

Datas: 23 e 24/06

Horário: 10h e 14h

Duração: 60 min.

Plataforma: a combinar (Google Meet, Zoom, etc.)

Público de interesse: jovens do Ensino Médio ou estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Sinopse: finalista dos prêmios Minuano e da Academia Rio-Grandense de Letras, Eduardo Krause é autor, livreiro e palestrante. Nessa conversa voltada ao público juvenil, Krause trata de suas vivências como adolescente avesso aos livros que, só depois dos 30 anos, descobriu o prazer da leitura, se tornando, além de escritor, um leitor em busca do tempo perdido. Através de histórias bem humoradas e dados curiosos, Eduardo instiga o público a repensar suas experiências de leitura, tanto no âmbito individual quanto no coletivo.