. .

Dia do desafio registra mais de 872 mil visualizações em atividades virtuais

Nesta quarta-feira, 26/05, evento chamou atenção para a prática esportiva, além de promover a solidariedade
Foto: Carlos Macedo O evento chamou a atenção sobre a importância da atividade física, convidou os gaúchos a praticarem ao menos 15 minutos de exercícios e despertou o lado solidário da população.

O Dia do Desafio, celebrado nesta quarta-feira, 26 de maio, registrou mais de 872 mil visualizações nas atividades virtuais realizadas em todo o Estado. O evento chamou a atenção sobre a importância da atividade física, convidou os gaúchos a praticarem ao menos 15 minutos de exercícios e despertou o lado solidário da população. O Mesa Brasil recebeu mais de 6,3 mil litros de leite, principal foco da campanha neste ano, que serão distribuídos para entidades sociais cadastradas no programa e que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Durante todo o dia, as Unidades Sesc e Senac, e os sindicatos filiados à Fecomércio-RS em todo o Rio Grande do Sul arrecadaram ainda agasalhos e alimentos não perecíveis que se somarão ao volume arrecadado nas campanhas solidárias já em andamento desde o início do mês. O evento teve apoio do Rissul.

Há 25 anos, o evento convida milhões de pessoas a se movimentarem em todo o continente americano. No Rio Grande do Sul, quem coordena a ação é o Sesc/RS, que adaptou as atividades às restrições da pandemia para promover a saúde e o bem-estar. “Sabemos que, especialmente nesse período, o exercício físico é essencial para manter o corpo e a mente nas melhores condições. Que essa data sirva de conscientização para levar esse desafio para todos os dias, não só na última quarta-feira de maio”, ressalta o diretor regional do Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa. 

 

Na Capital

Para mostrar que o esporte deve ser acessível a todos, foi montada uma estrutura no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), no Menino Deus, em Porto Alegre, em parceria com a Faders Acessibilidade e Inclusão e a Associação Esporte Mais. Um circuito ficou à disposição para que paratletas experimentassem diferentes modalidades, como basquete e tênis de mesa em cadeira de rodas, goalball, bocha paraolímpica e badminton.

Gabriel Alexandre Corso, 15 anos, pratica natação e por ter um fêmur encurtado e não ter alguns dedos nas mãos, algumas atividades puderam ser vivenciadas por ele pela primeira vez apenas naquela tarde. “Eu nunca tinha jogado bocha, nem badminton. Fiz tudo o que tinha direito, mas eu adoro mesmo o ping-pong e o futebol”, contou ele, que encontra nos treinos motivação: “O esporte mudou minha vida, ele é capaz de mudar a visão que temos do mundo. A natação me deu tudo o que eu preciso para ser mais feliz, disposição, viagens e novos amigos”, explica Corso. 

Felipe Borges, 18 anos, também da natação, bateu uma bola com o Secretário Estadual de Esportes e Lazer, Danrlei de Deus. Com uma bola com guizo e com a ajuda dos profissionais da Associação Esporte Mais, para reproduzir sons próximos à goleira, ele fez gols no ex-goleiro do Grêmio. Usando uma máscara do seu time do coração, comemorou por ter jogado com um ídolo. A mãe dele, Eliane Rosa dos Santos, se emocionou ao ver a diversão do filho na quadra. “Ele tem uma força de vontade absurda e eu estou muito orgulhosa. O esporte ajudou muito ele a ter qualidade de vida, com mais autoestima, vontade de sair de casa e de fazer algo que ele se sinta bem. Hoje o choro é de alegria por ver ele assim”, celebra.

 

Esteira da Fama

Em Porto Alegre, Santana do Livramento, Rio Grande, Santa Maria, Montenegro, Pelotas, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul e Bento Gonçalves esteiras foram disponibilizadas para que convidados, alunos da academia e colaboradores praticassem exercícios. Na Capital, dois equipamentos foram colocados na entrada da sede da Fecomércio-RS, no bairro Anchieta, e receberam diversas personalidades durante o dia, entre eles o Secretário Estadual de Esportes e Lazer, Danrlei de Deus; o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos de Oliveira Pereira “Kiko”; os atletas olímpicos Ketleyn Quadros, judoca, bronze nos jogos olímpicos de Pequim e primeira mulher a ganhar uma medalha em esportes individuais pelo Brasil, e Alex Pombo, judoca que participou dos jogos Rio 2016; a atleta do Grêmio Kika Brandino; o ex-atleta de Judô, João Derly, além de jornalistas, influenciadores e representantes de entidades esportivas. No local, eles puderam aproveitar também uma bicicleta ergométrica e o futmesa. Todos os materiais eram higienizados após cada uso e, para que não houvesse aglomerações, os horários foram agendados previamente. 

 

Atividades Virtuais

Com aulas on-line de treinamento funcional, alongamento, dança e ginástica, os gaúchos puderam participar da iniciativa sem sair de casa. Por outro lado, desafios de corrida, caminhada e ciclismo foram lançados para que os apaixonados por essas modalidades em Passo Fundo, Bagé e Montenegro pudessem cumprir uma quilometragem mínima em horário e local de sua escolha. As academias Sesc também propuseram atividades diferentes para seus alunos para marcar a data, assim como empresas convidaram seus colaboradores, escolas motivaram seus estudantes e outros centros esportivos fizeram trabalhos com seus públicos nesse dia especial. No final da tarde, um bate-papo com o ex-líbero da Seleção Brasileira de Vôlei Serginho foi transmitido ao vivo no Facebook (www.facebook.com/sescrs) e Youtube Sesc/RS (www.youtube.com/sescrs). O conteúdo está disponível nas plataformas para quem ainda não conseguiu assistir.