. .

Não hesite em se vacinar: Esta é a principal estratégia de saúde pública para que os brasileiros fiquem seguros

Veja no site da Fecomércio-RS, a lista de comorbidades prioritárias para a imunização contra a Covid-19 e quando chegar a sua vez: Vacine-se
Foto: iStock É calculado que através da vacinação sejam evitadas mais de 3 milhões de mortes anualmente no mundo.

Não só em tempos de pandemia, as vacinas fazem parte de todos os ciclos de vida das pessoas e devem ser prioridade quando se fala em saúde. No entanto, este tema tem chamado a atenção das autoridades de saúde: “O que tem nos preocupado são as baixas coberturas vacinais que estão relacionadas à hesitação das pessoas”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha. Para reforçar a importância da imunização, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac disponibiliza um site especial para o tema, com destaque para a informação. A lista completa de comorbidades que são prioridade estão disponíveis no site www.fecomercio-rs.org.br/unidoscontraovirus.

“O valor das vacinas é inquestionável. As vacinas são consideradas a principal estratégia de saúde pública que nós temos, oferecendo tanto prevenção como promoção à saúde. É calculado que através da vacinação sejam evitadas mais de 3 milhões de mortes anualmente no mundo. No Brasil, com nosso programa nacional de vacinação, que tem quase 50 anos, erradicamos a varíola, eliminamos várias doenças como a rubéola, tétano e controlamos várias outras como coqueluche e difteria. Sarampo foi uma doença eliminada em 2016, mas infelizmente pelas baixas coberturas vacinais ela retornou”, alerta Cunha. 

Defendendo a união da comunidade em prol da correta estratégia de imunização no Brasil, Juarez alerta: “As coberturas vacinais são fundamentais para que a gente tenha não só uma proteção individual, mas um dos grandes objetivos que temos com a vacinação: a proteção coletiva”. Ratificando esta informação, o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, diz: “A nossa ideia é estimular que as pessoas se cuidem e que também os empresários estejam atentos e disseminem as informações corretas junto a seus funcionários”. Na página da Federação, há espaço ainda para que o público envie suas dúvidas. 

Desde o início da pandemiaSistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços de Sesc e Senac continuam sendo entregues, fazendo a diferença na vida das pessoas. Um exemplo disso é a programação on-line e gratuita disponível no portal Perto de Vc, com variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social. Acesse o conteúdo pelo www.pertodevc.com.br.