Fotografia, oficinas, música, teatro e literatura integram a programação de março do Sesc Centro
Há opções de atividades gratuitas e pagas para o público porto-alegrenseO mês de março terá uma programação cultural diversificada no Sesc Centro, em Porto Alegre. Há opções para apreciar fotografia, oficinas para qualificação além de sarau, espetáculos teatrais e shows musicais. A agenda conta com atividades gratuitas e pagas. Mais informações podem ser obtidas na Unidade (Av. Alberto Bins, 665), pelo telefone (51) 3284-2000, no site www.sesc-rs.com.br/centro e na página www.facebook.com/sesccentro.
A exposição do fotógrafo Fernando Espinosa estará disponível para visitação gratuita até o dia 03 de março na Galeria Xico Stockinger (Estação Rodoviária da Trensurb – Porto Alegre). O Sesc Centro promove também uma série de oficinas culturais que iniciam em março e seguem até junho. O projeto Imersão Criativa busca trabalhar as mais diversas linguagens artísticas com aulas de Meditação Criativa, Interpretação para Audiovisual, Percurso do Olhar, Rabiscando Ideias, Fotografia para Redes Sociais e Utópica Gráfica.
Na área da música, as cantoras Day e Carol Biazin mostram seu talento no palco do Teatro do Sesc. A arte como ferramenta de reflexão será explorada no sarau Capitu e Outras Mulheres, que utilizará obras de Shakespeare, Tolstói, Graciliano Ramos, Chico Buarque de Holanda e Machado de Assis para abordar a questão dos comportamentos abusivos e do ciúme no contexto das relações amorosas. Da mesma forma, a peça Arte Fora do Sete pretende levar o público ao desconforto como forma de apresentar o teatro como símbolo ausente.
Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
Programação cultural de março 2020 – Sesc Centro – Porto Alegre
Até 30/03
FOTOGRAFIA
Exposição Corpo Expressivo – fotógrafo Fernando Espinosa
A exposição tem como inspiração as milhões de conotações que o corpo possui quando quer se expressar: Afetos, dores, alegrias e amores, entre outros sentimentos. Fernando Espinosa é um fotógrafo portalegrense, especializado em fotografia de cena. Médico Veterinário, formado em 2007 pela UFRGS, descobriu sua vocação ao registrar as apresentações de sua esposa e de sua sogra, ambas bailarinas. Fascinado pela união das artes, aos poucos fez desse hobby uma linda profissão. Atuando nesse segmento desde 2015, já realizou incontáveis trabalhos na capital gaúcha, além de outras cidades do estado e do Brasil.
Local: Galeria Xico Stockinger (Estação Rodoviária da Trensurb – Porto Alegre)
Horário e dias de visitação: Segunda a domingo, das 5h às 23h20
Atividade gratuita
De 08/03 a 28/06
OFICINAS CULTURAIS
Imersão Criativa
O projeto Imersão Criativa é uma iniciativa do Sesc Centro que surge para fomentar oficinas culturais nas mais diversas linguagens artísticas. Inicialmente estas oficinas serão ofertadas apenas nas tardes de domingos nos meses de março a junho de 2020. Os ministrantes são profissionais parceiros do Sesc com trabalhos reconhecidos e prestigiados em suas áreas de atuação. Serão oferecidas oficinas de Meditação Criativa, Interpretação para Audiovisual, Percurso do Olhar, Rabiscando Ideias, Fotografia para Redes Sociais e Utópica Gráfica.
Mais informações: www.facebook.com/events/2518125458468849
12/03 (Quinta-feira)
SARAU
Capitu e Outras Mulheres
O Sarau Capitu e Outras Mulheres reúne literatura, leitura dramática e música, tendo como fio condutor a questão dos comportamentos abusivos e do ciúme no contexto das relações amorosas. Para abordar os temas, utiliza as leituras de Otelo, de Shakespeare, passando por Sonata a Kreutzer de Tolstói, São Bernardo de Graciliano Ramos, Leite derramado de Chico Buarque de Holanda, até chegar em Dom Casmurro de Machado de Assis. Em todas essas obras, escritas e narradas por homens, há relatos a respeito de relações abusivas em que as mulheres são acusadas e, de alguma forma, condenadas por adultério, sem nunca terem voz ou defesa.
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 90 min
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Ingressos: gratuito no site https://bit.ly/37Yi7hr ou no SAC do Sesc Centro (de segunda a sexta-feira das 8h às 19h45 e sábados das 8h às 13h)
14/03 (Sábado)
MÚSICA
Show Day
Ganhadora do Prêmio Multishow 2018 na categoria Melhor Cover, Day mostra a os primeiros frutos do seu lado compositora. Além de lançar seu primeiro EP no fim do ano passado, cantado a plenos pulmões nas apresentações da artista pelo país, a goianiense é coautora de lançamentos recentes de artistas como Anitta e Rouge.
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Ingressos: pelo site http://bit.ly/DAYPOA2020
15/03 (Domingo)
MÚSICA
Show Carol Biazin
Dona de um timbre poderoso, Carol Biazin foi finalista da sexta temporada do The Voice Brasil, conquistando uma legião de fãs por todo o País. Em uma campanha de crowndfounding para seu primeiro EP de carreira, a artista arrecadou mais de 90 mil reais, dando origem ao “S”, com quatro canções inéditas, todas coincidentemente iniciadas com a mesma letra do alfabeto. Recentemente Carol se prepara para o lançamento do seu primeiro disco.
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Ingressos: no site http://bit.ly/CBemPOARS
22/03 (Domingo)
TEATRO
Arte Fora do Sete
Associação de Amigos do Theatro Sete de Abril – Amasete (RS)
Através dos sons e vozes que construíram o aparelho cultural que é o Theatro Sete de Abril de Pelotas RS, o espetáculo Arte Fora do Sete pretende levar o público ao desconforto como forma de apresentar o teatro como símbolo ausente. Através de cenas que são fragmentos de uma história que ora valoriza a cultura, ora pouco se importa com ela, a peça foi idealizada como provocação aos atores e espectadores em sua relação com a cultura e com as artes, e também para com os equipamentos culturais. Presos em um ciclo de espera por um teatro que se abrirá, assim como em Esperando Godot, aguardamos por este contato com a arte que parece nunca vir. Uma peça teatral que pretende ser, como provocação, uma representação da arte “de um palco ausente” e que promova outra forma de viver e querer a arte para compreender a importância dela e da falta de espaços culturais, como o Theatro Sete de Abril, Patrimônio Histórico Nacional, coração artístico de Pelotas.
Classificação indicativa: Livre
Duração: 75 min
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Ingressos: as senhas serão entregues uma hora antes do evento