Projeto Sonora Brasil leva a Ijuí a música dos povos originários brasileiros
Serão quatro apresentações gratuitas que destacam a arte indígena como raiz da cultura nacionalConsiderado o maior projeto de circulação musical do país, o Sonora Brasil traz novamente ao Rio Grande do Sul as raízes da música nacional. Com o tema A Música dos Povos Originários do Brasil, a história e a riqueza da arte indígena estarão em evidência em 2020. A cidade de Ijuí está mais uma vez no calendário de apresentações e receberá, entre agosto e novembro, quatro espetáculos gratuitos no Teatro do Sesc (Rua Crisanto Leite, 202).
O município receberá artistas que fazem parte dos povos Paiter Suruí (RO), Kariri-Xocó (AL) e Mbyá-Guarani (RS), além do grupo Wiyae, formado por músicos do Amazonas, de São Paulo e do Maranhão especialmente para o Sonora Brasil. Conexão com o divino e com o sagrado, a colonização, a vida cotidiana e preservação da natureza são alguns dos temas que estarão presentes nesta turnê, com a presença de instrumentos não convencionais nas cidades e muita dança.
Sobre o Sonora Brasil – o projeto tem como missão difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país. O projeto objetiva despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes. Promovido pelo Sesc há 20 anos, já realizou 5.726 apresentações de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras, com um alcance de 600 mil espectadores.
Sonora Brasil – Sesc Ijuí
Local: Teatro do Sesc (Rua Crisanto Leite, 202)
Entrada franca
Povos Paiter Surui / Karitanas (RO)
Data: 09/08/20, às 19h
Povos Kariri-Xocó/Fulni-Ô (AL/PE)
Data: 03/09/20, às 20h
Povos Guarani Mibya/Kaigang (RS)
Data: 20/10/20, às 20h
Povos Djuena Tikuna e grupo
Data: 14/11/20, às 20h