Cortejo, ensaios e orquestras jovens abrem a programação do 10º Festival Internacional Sesc de Música
Evento vai até 31 de janeiro em Pelotas e apresenta 60 espetáculos gratuitosA música tomou as ruas de Pelotas no primeiro dia do 10ª Festival Internacional Sesc de Música. Na segunda-feira (20/01), após audições com os professores, cerca de 400 alunos vindos de todo o Brasil e América Latina começaram a ter aulas e ensaiar para os concertos que serão apresentados gratuitamente à população nos próximos 11 dias. O tradicional cortejo, em que os músicos pegam seus instrumentos para convidar toda a comunidade a entrar no clima do Festival, foi realizado no fim da tarde ao som de marchinhas mostrando que, apesar de ter como foco a música de concerto, o evento é aberto ao diálogo com vários estilos.
Na abertura do Festival, 72 integrantes da Orquestra Jovem Sesc Pará se apresentaram no Teatro Guarany. O concerto abriu com a mais famosa obra de Carlos Gomes, rendendo homenagem ao teatro prestes a completar seu centenário, com a interpretação da sinfonia O Guarani. É a primeira participação da Orquestra em festivais fora de seu Estado. Mas esta não foi a única a atravessar o País: mais cedo, a Orquestra Jovem do Sesc Roraima encantou o público que foi à Bibliotheca Pública Pelotense com um repertório que revisitou clássicos da música de concerto.
O diretor nacional do Sesc, Carlos Artexes Simões, destacou que o Festival Internacional Sesc de Música está alinhado com o propósito da instituição de promover o bem-estar nos milhares de municípios em que está presente: “Qualidade de vida é algo que tem muitas dimensões. Aqui, essas dimensões se expressam na promoção da cultura, da arte e do desenvolvimento local, com tudo o que o Festival proporciona aos músicos e à comunidade”, ressalta. O diretor regional do Sesc/RS, José Paulo da Rosa, reconheceu as diversas pessoas e entidades que se uniram pela realização do Festival: “Acredito que educação e cultura é o que caracterizam uma sociedade desenvolvida. É o caso do que vemos aqui em Pelotas. São valores que o Sesc promove há 73 anos e que pretendemos continuar promovendo”.
O vice-presidente do Sistema Fecomécio-RS/Sesc/Senac, Gilmar Tadeu Bazanella, lembrou o papel social e o impulso econômico que o Festival representa: “É um evento de extrema importância porque atende às pessoas, que é nosso objetivo. É 100% gratuito do ponto de vista do público, leva a música a diversos bairros e hospitais e movimenta a economia da cidade. Os hotéis, bares e restaurantes estão com uma ocupação maior e isso traz um retorno positivo sentido em toda a cidade”. Estiveram presentes na solenidade, a secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo, e a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, entre outras autoridades.
Nesta terça-feira (21/01), o evento terá continuidade com cinco apresentações para a comunidade, incluindo a visita a hospitais e apresentação da Orquestra Municipal e do Areal, além de uma apresentação especial da Orquestra de Câmara da Ulbra com o músico Hamilton de Holanda, no Theatro Guarany. A realização do Festival Internacional Sesc de Música é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA, Expresso Embaixador, Ecosul, Café 35 e Biri Refrigerantes. A programação completa do evento, que vai até o dia 31 de janeiro, pode ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/festival.