Arte da Palavra: Poeta alagoano se apresenta em Passo Fundo nesta sexta-feira (30/06)
José Inácio Vieira de Melo (BA) interpreta poemas do seu livro, pelo Circuito de OralidadesNessa sexta-feira (30/06) Passo Fundo recebe o poeta alagoano José Inácio Vieira de Melo. O escritor interpretará poemas do seu livro “Sete”, em recitais do Circuito de Oralidades do Projeto Arte da Palavra Sesc. O evento corre no Teatro Sesc (Avenida Brasil, 30), às 14h e 20h. A entrada é franca, mediante agendamento prévio por meio do telefone (54) 3313-4318. Para mais informações, acesse o site www.sesc-rs.com.br/passo_fundo e na página www.facebook.com/sescpassofundo.
Em sua apresentação, José Inácio recita poemas de sua obra, dando ênfase ao seu trabalho mais recente, o livro “Sete”, que lhe rendeu o Prêmio QUEM 2015, na categoria Literatura – Melhor Autor. O recital é dividido em cinco blocos de declamação, com duração de cinco a sete minutos cada bloco. Entre uma pausa e outra, o escritor fala da sua trajetória, seu processo criativo e do diálogo de suas obras com manifestações populares. Muitos de seus textos são cantados em forma de toadas, aboios, repentes cocos e ladainhas. No final, haverá momento para perguntas e diálogo com a plateia.
José Inácio Vieira de Melo nascido em Alagoas, mas radicado na Bahia, é um dos notáveis poetas brasileiros contemporâneos. Desde 2000, quando publicou seu primeiro livro “Códigos do Silêncio”, já soma sete obras. Entre seus trabalhos mais reconhecidos, está “A Terceira Romaria”, que lhe rendeu o Prêmio Capital Nacional de Literatura 2005, onde agrupa diversas poesias com as temáticas mística e telúrica. Em 2010, JIVM publica “Roseiral – o mundo encarnado pela seiva das rosas escarlates”, com o qual foi um dos vencedores do edital da Fundação Pedro Calmon, e que traz uma mudança substancial à sua poética, aprofundando os matizes surrealistas e escancarando as portas do erotismo.
Sobre o Arte da Palavra – A iniciativa busca oferecer ações que atuem em todo o campo da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros, assim como novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. O projeto é dividido em três fases: Circuito Criação Literária, Circuito Nacional de Autores e Circuito Nacional de Oralidades. Este último, destina-se a apresentações orais de poemas e histórias.
Projeto Arte da Palavra: Circuito de Oralidades - Passo Fundo
Data: 30/06/2017
Local: Teatro do Sesc (Avenida Brasil, 30)
Circuito de Oralidades: Circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.
Apresentação do poeta José Inácio Vieira de Melo (BA)
Horários: 14h e 20h
Entrada franca, mediante agendamento prévio por meio do telefone (54) 3313-4318