. .

Bandas, formações e repertórios são abordados em palestra da 20ª edição do Sonora Brasil em Passo Fundo

Atividade acontece no dia 11 de julho, às 19h30, no Teatro do Sesc
Foto: Nathaly Weber Ministrante é Richard Serraria

Em sua 20ª edição, o projeto Sonora Brasil chega a Passo Fundo no dia 11 de julho, com a palestra “Bandas: formações e repertórios”. A iniciativa tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no País. A atividade acontece a partir das 19h30, no Teatro do Sesc (Avenida Brasil, 30). As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo telefone (54) 3313-4318. Mais informações no site www.sesc-rs.com.br/passo_fundo e na página www.facebook.com/sescpassofundo.

A palestra será ministrada pelo músico Richard Serraria. A partir do tema “Bandas: formações e repertórios”, será traçado um panorama dos tradicionais grupos que, espalhadas por todo o Brasil, são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos, responsáveis pela base da educação musical de um grande número de instrumentistas que hoje integram orquestras e conjuntos de câmara. São identificadas como parte da história de uma infinidade de cidades brasileiras, ocupando lugar de destaque na memória das pessoas. Tem origem no meio militar, de onde assimilaram características marcantes como o uso de uniforme, o repertório de marchas e a instrumentação, e são responsáveis pela criação de um gênero musical tipicamente brasileiro: o dobrado.

Richard Serraria é percussionista ligado ao tambor sopapo, fundador da Bataclã FC e Alabê Ôni, educador popular, “artivista”, doutorando em Literatura Brasileira na UFRGS com 5 prêmios Açorianos de Música em 20 anos de carreira musical.

Sobre o Sonora Brasil – Promovido pelo Sesc, o projeto é considerado o maior do País em circulação musical e, em 2015 promoveu 480 concertos em mais de 130 cidades brasileiras. O Sonora Brasil cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando qualidade sonora das obras e de seus intérpretes. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo projeto cerca de 80 grupos em mais de 3.900 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 520 mil espectadores. No Rio Grande do Sul, as atividades do Sonora Brasil integram a agenda do Arte Sesc – Cultura por toda parte.

 

Sonora Brasil: Palestra “Bandas: formações e repertórios” – Passo Fundo

Data: 11/07/2017

Local: Teatro do Sesc (Avenida Brasil, 30)

Horário: 19h30

Ministrante Richard Serraria

Inscrições gratuitas pelo telefone (54) 3313-4318