5º Santa Maria Sesc Circo valoriza artistas locais
Exposição com obras ligadas ao tema já está disponível para visitaçãoA fim de buscar a valorização do cenário cultural local, a 5ª edição do Santa Maria Sesc Circo traz diferentes atividades que destacam os profissionais da cidade e da região. A exposição Circo em Cores apresenta obras de 20 artistas convidados pelo Museu de Arte de Santa Maria (MASM) e pode ser visitada até segunda-feira, dia 18 de novembro, no Sesc (Av. Itaimbé, 66) e do dia 19 de novembro a 1º de dezembro no Mercado Público (Estação da Gare – Centro). O valor das peças comercializadas será revertido em alimentos para o Programa Mesa Brasil Sesc.
A Dramaturgia do Circo também vem sendo debatida com os profissionais da região a partir de uma residência artística com o diretor brasileiro Renato Rocha. A primeira etapa da capacitação ocorreu no início do mês e a segunda ocorre durante o festival, de 27 a 29 de novembro. O diretor levará os participantes a uma pesquisa sobre diferentes tipos de dramaturgias, seja na construção da cena, do espetáculo ou na própria vivência do artista, a partir da sua relação com o corpo, a técnica e as emoções, seu discurso e os aparelhos circenses. Rocha desenvolve uma carreira internacional desde 2010 em Londres, Índia, Berlim, Tanzânia, Quênia, Egito, Paris, Nova Iorque, Edimburgo, Estocolmo, Budapeste, entre outros. O diretor, que fundou o NAI – Núcleo de Artes Integradas desenvolve ainda uma pesquisa artística multidisciplinar, que vem chamando de processo criativo antropofágico.
Nos palcos do Sesc Circo, grupos santamarienses provocarão risos na plateia. A companhia Re Tri Circo contará a história de 2 Lunáticos em quatro escolas da cidade, sendo duas dessas em aldeias indígenas das etnias Kaingang e Guarani. A Ilógica Cia apresenta o espetáculo Marvada Vida no Theatro Treze de Maio. O Grupo Teatro Por Que Não? estará no Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Poggetti (Bombril) com O circo do mundinho feliz. E o Esquadrão da Alegria irá visitar o Hospital Universitário de Santa Maria para proporcionar um momento de descontração aos pacientes. Outro destaque é a participação da Associação do Circo – Circo Sul com alguns integrantes durante o festival, com o objetivo de estabelecer diálogos entre a Associação e artistas locais.
INGRESSOS: Toda programação do Santa Maria Sesc Circo é gratuita. Os ingressos para as atividades devem ser retirados antecipadamente a partir do dia 12 de novembro no Sesc de Santa Maria (Av. Itaimbé, 66), de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábado, das 9h às 12h30. As entradas podem ser adquiridas também pelo site www.sesc-rs.com.br/ingressos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3223-2288, no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco ou na página do Facebook www.facebook.com/sescsantamaria.
Sobre o Santa Maria Sesc Circo – O Santa Maria Sesc Circo preconiza os fazeres circenses contemporâneos, a valorização de talentos locais, bem como a integração com grupos do Estado e do País, valorizando os aspectos sociais, econômicos e culturais que circundam a arte do circo. O evento vem se consolidando como um grande encontro dos fazeres do circo, proporcionando momentos de bate-papo entre artistas e incentivo à produção, e representa a essência do Sesc/RS no sentido da promoção do bem-estar das comunidades com momentos de lazer, cultura e entretenimento. O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc e Prefeitura Municipal, com patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan e apoio do Museu de Arte de Santa Maria e Mercado Público de Santa Maria.
5º Sesc Circo Santa Maria
Data: de 26/11 a 01/12
Ingressos: retirada a partir do dia 12/11 no Sesc Santa Maria (Av. Itaimbé, 66)
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 9h às 12h30
Ingressos online: www.sesc-rs.com.br/sescirco
Entradas gratuitas
Programação – artistas locais:
Exposição Circo em Cores
Foram convidados, através do Museu de Arte de Santa Maria (MASM), 20 artistas para produzir as obras e doá-las para a Associação dos Amigos do Museu, que fará a comercialização das mesmas. O valor será revertido em alimentos para o Programa Mesa Brasil Sesc, como uma ação Social. As obras serão expostas em dois locais diferentes da cidade, aproximando o público dos artistas da cidade.
Data: 04 a 18 de novembro
Horário: De segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 9h às 12h30
Local: Sesc Santa Maria (Av. Itaimbé, 66)
Data: 19 de novembro a 01 de dezembro
Horário: das 10h às 21h
Local: Mercado Público (Estação da Gare – Centro)
As dramaturgias possíveis nas artes cênicas
A residência artística com o diretor brasileiro Renato Rocha objetiva investigar as possibilidades dramatúrgicas e suas diferentes camadas dentro do universo circense. O diretor levará os participantes a uma pesquisa sobre diferentes tipos de dramaturgias, seja na construção da cena, do espetáculo ou na própria vivência do artista, a partir de como o artista se relaciona com seu corpo, com sua técnica, suas emoções, seu discurso e os aparelhos circenses. Esse será o segundo encontro do diretor com artistas de Santa Maria, que estiveram juntos entre 5 a 7 de novembro. Renato Rocha desenvolve uma carreira internacional desde 2010 em Londres, Índia, Berlim, Tanzânia, Quênia, Egito, Paris, Nova Iorque, Edimburgo, Estocolmo, Budapeste, entre outros. O diretor, que fundou o NAI – Núcleo de Artes Integradas desenvolve ainda uma pesquisa artística multidisciplinar, que vem chamando de processo criativo antropofágico. Além disso, Renato colabora com projetos em diversos lugares do mundo no uso da arte como poderosa ferramenta na transformação social e no engajamento de comunidades e indivíduos em situação de vulnerabilidade, criando intercâmbios de metodologias e treinamentos para professor, facilitadores e agentes comunitários.
Data: de 27 a 29 de novembro
Local: UFSM – Prédio 31/ Sala do Satie (Av. Roraima, 1000)
Ilógica Cia
Marvada vida
É um espetáculo que trata, através da comicidade clownesca, os malefícios do uso abusivo de álcool. Dois palhaços que,
entre o trágico e o cômico, encontros e desencontros, afetos e desafetos, optam pela bebida excessiva de álcool como
válvula de escape, enfrentando assim, suas consequências à flor da pele.
Direção: Gabriela Santos
Elenco: Tiago Teles e Felipe Mendes
Iluminação: Leo Roat
Duração: 60 min
Classificação etária: Livre
Data: 27/11
Horário: 19h
Local: Theatro Treze de Maio (Praça Saldanha Marinho, s/n)
Teatro por que não?
O circo do mundinho feliz
Um espetáculo circense com seus dois excêntricos personagens que vivem em seus sonhos os desafios das técnicas
circenses e se aventuram com seu público a desbravar o desconhecido em seus números virtuosos.
Texto: Felipe Martinez
Direção: Aline Ribeiro e Felipe Martinez
Elenco: Anderson Martins, Geison Sommer e Juliet Castaldello
Iluminação: Luiza de Rossi
Trilha sonora: Yuri ML
Duração: 50 min
Classificação etária: Livre
Data: 27/11
Horário: 10h
Local: Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Poggetti (Bombril) (Rua Risieli Mafacioli)
Esquadrão da alegria
O grupo surgiu em 2008, inspirado pelo grupo Doutores da Alegria. De lá para cá diversas pessoas foram se unindo a
causa e surgiu a oportunidade de expansão para outras cidades do Rio Grande do Sul. Hoje atuam em Santa Maria,
Canoas e Porto Alegre. O trabalho é realizado de maneira 100% voluntária. Os integrantes são profissionais das mais
diversas áreas e idades que se transformam em Doutores Besteirologistas para realização das visitas.
Duração: 120 min
Classificação etária: Livre
Datas e horários: 27/11 (19h30 às 21h30) e 30/11 (9h30 às 11h30)
Local: Hospital Universitário de Santa Maria (Av. Roraima, 1000 – Prédio 22)
Cia Re Tri Circo
2 Lunáticos
Um espetáculo circense com seus dois excêntricos personagens que vivem em seus sonhos os desafios das técnicas
circenses e se aventuram com seu público a desbravar o desconhecido em seus números virtuosos.
Criação e Produção: Cia. Re Tri Circo (RS)
Elenco: Francieli S Bergmann e Pablo Perez (Pichacha)
Duração: 45 min
Classificação etária: Livre
Data: 27/11
Horário: 10h
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Indígena Augusto Ope da Silva (Aldeia Kaingang) (Rua João Batista da Cruz Jobim, s/n)
Data: 28/11
Horário: 10h
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Indígena Yvyra´Já Tenonde Vera Miri (Aldeia Guaraní) (Rua Distrito Federal, s/n)
Data: 28/11
Horário: 14h
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Arroio Grande (Distrito de Arroio Grande) (RS-511 Arroio Grande, 511)
Data: 29/11
Horário: 14h
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Boca do Monte (Distrito de Boca do Monte) (Rua Presidente Vargas, 100)