Monja Coen Rōshi falou sobre ansiedade e autoconhecimento para mais de mil pessoas em Farroupilha
Palestra fez parte do projeto Conexão de Ideias, do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/SenacFarroupilha recebeu a fundadora da comunidade Zen Budista Zendo Brasil, Monja Coen Rōshi, para uma palestra sobre ansiedade. Mais de mil pessoas interagiram, receberam dicas e tiveram momentos de reflexões na noite de 7 de outubro no Centro Municipal de Eventos Mário Bianchi. O evento faz parte do projeto Conexão de Ideias, promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, que levou a palestrante a outras cinco cidades do Rio Grande do Sul.
De acordo com a missionária, o excesso de informações, a tecnologia e o desejo de atender a todas as exigências têm deixado as pessoas mais ansiosas e é preciso aprender a conviver com isso com equilíbrio. Entre as dicas da palestrante, estão aprender a priorizar as demandas e viver o presente. Defendeu que os pais devem trabalhar isso desde a infância ao deixarem as crianças brincarem e viverem a fase com naturalidade, sem tantas atividades no contraturno escolar. Para ela, o autoconhecimento é o principal para manter o controle das emoções e a respiração e a meditação são grandes aliadas para evitar os momentos de ansiedade e estresse.
A Monja também compartilhou com o público suas experiências e sua trajetória. Fez um breve relato da sua juventude, da sua gravidez e do apoio da família. A missionária foi ordenada monja em 1983 e viveu 12 anos no Japão antes de retornar ao Brasil, em 1995. Em 2001, fundou a comunidade Zen Budista, em São Paulo. Orienta diversos grupos no Brasil e participa de atividades promovendo o princípio da não-violência ativa e da cultura de paz.
Sobre o projeto “Conexão de Ideias 2019” – O projeto realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac prevê a realização de 40 palestras em 39 diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Além disso, visa potencializar as ações de educação e promover a conexão de diferentes saberes com temas sobre educação, sustentabilidade, bem-estar, criatividade, inovação e superação. A iniciativa também conta com a parceria de sindicatos empresariais locais, que levará a todas as regiões do RS momentos de reflexão.