Sesc Santa Rosa apresenta espetáculos que inspiram debates
Duas peças de teatro e show musical fizeram parte da programação culturalSanta Rosa viveu dois fins de semana de arte com espetáculos de reconhecida qualidade, inspirando reflexões e debates sobre questões sociais. No dia 29 de setembro, o Sesc Santa Rosa apresentou a peça teatral A Mulher Arrastada. Vencedora do Prêmio Braskem em Cena 2018, a peça relata a história de Cláudia Silva Ferreira, que teve o corpo arrastado por um camburão da polícia do Rio de Janeiro. A peça retrata a perda da identidade de Cláudia, que passa a ser tratada pela imprensa como “A Mulher Arrastada”.
No fim de semana seguinte, outras duas apresentações realizadas pelo Sesc Santa Rosa superaram as expectativas de público, reunindo ao todo mais de 200 espectadores. No dia 4 de outubro, a peça Traga-me a cabeça de Lima Barreto apresentou texto fictício que retrata o período logo após a morte do escritor, quando médicos eugenistas, defensores da higienização racial no Brasil na década de 1930, exigem a exumação do seu cadáver para uma autópsia a fim de esclarecer “como um cérebro inferior poderia ter produzido tantas obras literárias – romances, crônicas, contos, ensaios e outros alfarrábios – se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças superiores?”.
Por fim, no sábado, 5 de outubro, o show musical Líricas Negras trouxe músicas inspiradas em elementos culturais da África e obras de compositoras negras relacionadas à música de concerto e música popular. Todos os eventos foram seguidos de debates sobre as temáticas abordadas.