. .

Maturidade Ativa Sesc desenvolve projeto Artistando pela Cidade

O projeto lançado em abril tem fomentado ações artísticas em diversos grupos do RS

Em 2019, os participantes dos grupos Maturidade Ativa Sesc foram convidados a participar de um projeto bastante desafiador: o “Artistando pela Cidade”. Dentre as ações previstas no Estado, cada cidade tem se mobilizado a refletir e propor ações, juntamente de seus participantes, sobre a cultura de seus municípios e inventar seu próprio processo criativo a partir das linguagens artísticas. Artes visuais, dança, música, teatro, poesia e fotografia têm sido linguagens recorrentes nas abordagens feitas pelos grupos Maturidade Ativa Sesc participantes.

A perspectiva dessa ação visa resignificar o processo criativo durante o envelhecimento. “Artistar” pela cidade nos convida a compreender as diversas contribuições e manifestações criativas feitas pelos idosos, enfatizando o engajamento entre os participantes na promoção de ações e intervenções artísticas no território cultural em que estão inseridos. A criação de outras possibilidades de agir e ver o mundo, possibilita que os idosos acessem outros universos repletos de ludicidade e poesia. Através do contato com a arte pretende-se gerar novos convites para que os demais moradores das cidades também se permitam artistar. O compilado de algumas das vivências será eternizado num catálogo de fotografias, registradas pelos olhares dos idosos, que pretende oferecer uma perspectiva Estadual sobre o projeto.

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS, o programa tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade social individual e coletiva.