Programa Maturidade Ativa do Sesc oferece mês de cultura, história e diversão
Entre as atividades oferecidas para o grupo que reúne pessoas com mais de 50 anos esteve palestra históricaOs integrantes do Programa Sesc Maturidade Ativa tiveram um mês de intensas atividades em Ijuí. Cultura, história, turismo e diversão estiveram entre os temas que nortearam o grupo formado por pessoas com mais de 50 anos.
Valorizar a história da cidade foi o objetivo da palestra “Formação Cultural de Ijuí”, apresentada ao grupo. Os representantes da União das Etnias de Ijuí (UETI), Pedro Darci de Oliveira, Noeli Batista Baldissera, Dolair Augusta Callai e Marli Meiger Siekierski falaram sobre as diferentes etnias que, no passado, colonizaram a região e criaram o mosaico cultural que hoje caracteriza a cidade. A palestra faz parte do projeto “Artistando na Cidade”, que visa ressignificar processos criativos realizados pelo grupo Maturidade Ativa de forma interdisciplinar e intergeracional, com o intuito de incentivar a criatividade.
Ainda no mês de julho, o grupo realizou uma festa para homenagear os aniversariantes do primeiro semestre. Foi uma tarde animada com direito a música, balões, salgadinhos e bolo, fechando um período cheio de atividades de integração que uniram e divertiram o grupo.
Já no primeiro dia de agosto, o grupo fez um passeio até Júlio de Castilhos para visitar o Jardim das Esculturas. Foi uma oportunidade para relaxar e aproveitar a beleza do local, que reúne mais de 600 esculturas em meio à natureza, com áreas floridas e gramados, criando um ambiente de paz. O programa Maturidade Ativa busca promover a qualidade de vida e o envelhecimento saudável, com atividades como oficinas, palestras, campanhas sociais, reuniões, confraternizações e uma ampla programação anual. Informações no site https://www.sesc-rs.com.br/acaosocial/maturidadeativa/ ou pelo contato com o Sesc Ijuí (Rua Crisanto Leite, 202).
Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS, o programa tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade social individual e coletiva. Atualmente, são 77 Grupos Sesc Maturidade Ativa envolvendo cerca de 7 mil integrantes.